Mais resiliente à crise econômica, o mercado fitness promete apresentar bons resultados no mercado brasileiro ainda este ano. De acordo com dados da Associação Brasileira de Academias (ACAD), a porcentagem da população que pratica atividade física em academias e ramos correlatos deve subir de 3% para 5% nos próximos dois anos.
Para aproveitar esse movimento, é importante considerar alguns fatores para que o negócio fitness seja vantajoso e lucrativo:
Lucratividade
Como a maioria da população mora em grandes centros urbanos, onde não existem muitas áreas para a prática de atividades físicas ao ar livre, então, a demanda por academias tende sempre a crescer. Assim, a lucratividade dos empreendedores na área fitness também tende a aumentar.
Em levantamento feito pela Tecnofit (empresa de software de gestão para academias), foi constatado que cerca de 65% dos alunos pararam de treinar durante os primeiros meses de pandemia. Em contrapartida, a recuperação foi rápida, com 88% das assinaturas desses alunos reativadas ainda em agosto de 2020.
Isso acontece porque praticar exercícios físicos, mais do que nunca, são vistos como atividades essenciais. E a tendência é que esse público só aumente com a normalização pós-pandemia.
Com isso, as chances de obter um retorno positivo são muito grandes. Atividades como yoga, dança e novas modalidades de luta vêm ganhando cada vez mais espaço e também podem contribuir para aumentar o retorno do seu investimento.
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Investimento
Um aspecto diretamente ligado à lucratividade é o investimento. Os custos para empreender neste ramo podem variar muito, isso porque o investimento necessário para uma academia de musculação em um bairro nobre, por exemplo, é muito maior do que o investimento em academias de condomínio. Não existe uma receita pronta para montar uma academia, justamente porque é preciso considerar uma série de fatores e variáveis em seu planejamento.
Por isso, antes de pensar em investir em um negócio fitness, é ideal identificar o público-alvo para o qual você pretende trabalhar, pois este fator tem impacto direto em outras decisões, como: quais os serviços que serão prestados, o perfil profissional que será contratado, a localização da academia, os tipos de equipamentos que serão adquiridos, entre diversos outros aspectos.
► Evite os erros mais comuns
A principal dica que temos para você, que busca lucratividade em seu negócio fitness, é: entenda e evite os erros que outras pessoas já cometeram.
Errar faz parte do processo de empreender. O importante é se preparar ao máximo para que esses erros não sejam fruto da falta de planejamento. Pesquise seu mercado, entenda os principais modelos de negócio. Compreenda as necessidades do seu público para uma entrega de valor que esteja à altura do lucro que pretende obter.
Estamos juntos com você nessa empreitada e, por isso, preparamos um ebook exclusivo em parceria com Almeris Armiliato, listando os 11 erros mais comuns cometidos por empreendedores ao abrir uma academia. São eles:
- Não ter um planejamento financeiro;
- Não manter um posicionamento claro;
- Não ter presença digital;
- Não ter equipe de vendas;
- Não ter pós-venda;
- Não ter preço competitivo, estrutura e variedade de aulas, além do controle de frequência dos alunos;
- Professor com metodologia de treino e não de atendimento;
- Falta de personalização;
- Não realizar um “pré-open” (vender antes de abrir);
- Não fazer balanço a cada 3 meses;
- Falta de supervisão do staff técnico.
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Boa sorte e excelentes negócios para você!