Spinning para iniciantes – Tudo o que você precisa saber para começar a pedalar

spinning
Share on google
Google+
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

Que se exercitar faz bem para o corpo, para a mente e para a saúde, todo mundo já sabe. Mas, muitas vezes surge a dúvida de qual atividade física fazer ou, ainda, a dificuldade em escolher a atividade ideal para você. Por isso, iremos falar sobre o spinning e seus benefícios.

Tem quem goste mais da musculação, com movimentos repetitivos e em série, tem ainda quem prefira movimentos mais agitados, optando por dança, quem goste mais dos exercícios na água, preferindo natação ou hidroginástica, também têm aqueles que gostam de movimentos mais lentos e calmos, optando por exercícios como o yoga, o pilates e a meditação. 

Independentemente de qual for sua atividade física favorita e qual pretende fazer, é importante usar os equipamentos, roupas, acessórios e calçados corretos para não ter nenhum desconforto ou causar algum tipo de problema.  

Caso seu objetivo seja perder peso ou definir os membros inferiores, confira esse miniguia de spinning para iniciantes e comece a pedalar com o pé direito:  

Como funcionam os treinos

spinning, também conhecido como ciclismo indoor, é um exercício aeróbico com mudanças constantes de ritmos feito em uma bicicleta ergométrica

É o exercício físico ideal para quem quer eliminar calorias e definir membros inferiores, deixando pernas mais torneadas e bumbum mais durinho. Além disso, as aulas de spinning são superdescontraídas, sem monotonia, divertidas e diversificadas. Ou seja, para quem não gosta de fazer os mesmos exercícios todos os dias, o spinning é ótima opção, pois foge da rotina de exercícios.  

As aulas acontecem, normalmente, em pequenos grupos onde cada pessoa fica na sua bike, ou seja, é uma aula onde é possível manter um certo distanciamento e não há troca de aparelhos, sendo assim mais seguro também agora em tempos de pandemia.  

A duração média é de aproximadamente 45 minutos com música animada e orientação do instrutor, que no decorrer da aula vai alterando as intensidades e simulações de percursos como inclinação, declives e cargas.  

Modalidades do spinning 

As aulas de spinning não são todas iguais. Existem algumas modalidades, sendo elas: 

  • Treino Intervalado ou HITT – Nessas aulas as pedaladas são mais fortes e intercaladas com pedalas leves, ou seja, a frequência cardíaca aumenta e de repente cai. Este tipo de exercício possibilita que o aluno elimine calorias mesmo depois que a aula acaba, além de potencializar o condicionamento físico e o sistema cardiorrespiratório.  
  • Treinamento de Endurance – Já nesse tipo de exercício, a intensidade é mais baixa e num maior período em uma mesma velocidade. Ou seja, a frequência cardíaca é constante e a aula é um pouco mais tranquila, onde o aluno fica maior parte do tempo sentado na bicicleta em velocidade constante moderada. É uma boa opção de spinning para iniciantes.  
  • Treinamento Montanha – Nesse tipo de treinamento, o foco é a força e a velocidade costuma ser mais baixa. Nessas aulas são muito utilizadas simulações de subidas. Há grande gasto de calorias, porém, com frequência cardíaca mais constante.  

A dica é começar aos poucos, primeiramente de duas a três vezes por semana. É importante também intercalar as aulas, ou seja, um dia fazer HITT, no outro o treinamento Endurance e assim por diante.  

É importante ressaltar que o indicado é seguir as orientações do educador físico e respeitar seu limite.        

Dicas para a prática de spinning para iniciantes  

  • Use sapatilhas de ciclista ou calçados apropriados; 
  • Luvas também são bem-vindas;  
  • A roupa deve ser leve e de preferência usar bermuda própria para ciclismo;  
  • Pedale, inicialmente, com cargas leves para depois ir aumentando conforme seu desempenho; 
  • Tome bastante água, pois essa é uma aula que exige bastante hidratação, por haver muita perda calórica.   

Benefícios do spinning  

  • Quando praticado constantemente, o spinning melhora o sistema cardiorrespiratório, melhorando também a disposição;  
  • Nos treinos de spinning é possível eliminar mais de 500 calorias em uma única aula, ou seja, é ideal para quem quer eliminar peso;  
  • O ambiente descontraído, a música animada, o ritmo das aulas e a socialização: tudo isso permite que o aluno se distraia e se divirta, diminuindo de forma significativa o nível de estresse;  
  • Definição muscular, principalmente coxa, pernas e glúteo;  
  • Exercício de baixo impacto. Apesar das pedaladas mais intensas, não há pressão em algumas articulações como joelho, por exemplo, sendo até mesmo um grande aliado para reduzir dores nas articulações. Além disso, por ser de baixo impacto, acaba sendo um exercício mais seguro, com menos risco de fraturas e ferimentos se comparado com outros tipos de atividades aeróbicas; 
  • Não depende de condições climáticas;  
  • É um ótimo exercício e é indicado para pessoas de todas as idades.  

Agora que você conferiu nosso guia de spinning para iniciantes, não perca mais tempo! Chame a família, os amigos, e bora se exercitar!

Conheça a Wellness 

O principal objetivo da Wellness é promover o bem-estar com soluções inteligentes em produtos fitness.  

Sempre em busca de melhoria e pensando na cadeia como um todo, a Wellness se estruturou com o mais completo mix de produtos, oferecendo equipamentos para todos os segmentos do mercado.  

Para conhecer melhor sobre a empresa e os produtos basta acessar as redes sociais e site oficial.  

Site: https://www.wellness.com.br  
Instagram: https://www.instagram.com/wellness_oficial/ 
Facebook: https://www.facebook.com/WellnessOficialBR/   

Ou pode também solicitar um orçamento, através do link: https://www.wellness.com.br/orcamento 

Share on google
Google+
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp