Na hora de precificar e vender serviços fitness, alguns gestores de academia ficam com dúvidas sobre qual deve ser o valor da mensalidade e quais despesas devem ser incluídas no cálculo. É muito importante analisar diversos fatores para tomar a decisão correta, evitando possíveis prejuízos ao escolher um preço equivocado.
No entanto, isso pode ser mais simples do que se imagina. Aprenda aqui como fazer a precificação de serviços fitness e calcule o valor ideal para a realidade do seu negócio. Também confira nossas dicas de como divulgar seu negócio:
Importância de precificar os serviços da academia
A precificação dos serviços determina se a academia será ou não capaz de cobrir seus custos e lucrar. Além disso, se o preço da matrícula não for calculado corretamente, o resultado pode causar um saldo negativo em seu caixa.
Portanto, para não cometer erros, recomenda-se evitar usar como base de precificação apenas estimativas ou uma média dos preços da concorrência. Nesses casos, o recomendado é fazer cálculos precisos que considerem fatores como:
- Custos da empresa;
- Realidade do mercado;
- Percepção do consumidor.
É importante ter em mente que os serviços não são como os produtos, que podem ser precificados de forma padronizada e vendidos como bens. As academias, que prestam serviços, vendem experiências e soluções aos clientes, dificultando a estipulação de preços de acordo com os diferenciais que entregam.
Como calcular o preço de venda de um serviço
Embora a precificação dos serviços da academia aparente ser um processo difícil, não é. Para calcular o preço de venda, é importante analisar e considerar os seguintes aspectos:
Entenda a necessidade mensal de receita
Avalie quais são os custos fixos e variáveis da sua academia. A partir disso, é possível saber qual é a receita mensal que o seu negócio precisa para se manter no mercado e gerar lucros.
Imagine que as despesas da academia somam R$30 mil por mês. Com base nisso, se você arrecadar esse valor exato, não terá lucros e evitará prejuízos, pois poderá arcar minimamente com todos os custos do seu negócio.
Defina a margem de lucro desejada
O seguinte passo é entender qual é a margem de lucro desejada, ou seja, o valor suficiente para sustentar o crescimento da academia, prevendo investimentos para melhorias, além de garantir a sua remuneração no final do mês. Isso sem encarecer demais a mensalidade.
O ideal é que essa margem seja de 15% a 30% do valor do faturamento mensal. Assim, se você estabelecer 20% de lucro sobre os R$30 mil citados acima, a academia precisará gerar R$37.500 por mês.
Dessa quantia, R$30 mil seriam destinados às despesas (fixas e variáveis) e R$7.500 seria a sua margem de lucro de 20%. Para fazer esse cálculo, basta seguir a fórmula abaixo:
Faturamento desejado = (valor das despesas mensais) / (1 – margem de lucro)
Analise o público da academia
Para fazer a precificação dos serviços da academia, você também precisa analisar e segmentar o público-alvo e suas expectativas. Além disso, vamos supor que o espaço do seu negócio seja de 200 m² com uma taxa de ocupação de um aluno por metro quadrado.
Nesse caso, a sua academia pode receber até 200 alunos. Se todos fossem recorrentes, a mensalidade deveria ser calculada da seguinte forma:
Valor da mensalidade = Faturamento total desejado / Capacidade de clientes
Seguindo esse cálculo e com base no exemplo de faturamento total citado acima, o valor da mensalidade seria de R$187,50. Além disso, se considerar que cerca de 10% dos clientes são inadimplentes e/ou não renovarão a matrícula, a capacidade reduz para 180 pessoas e o valor da mensalidade deveria ser R$208,33.
Analise a concorrência
A concorrência também é um fator que deve ser considerado ao precificar e vender serviços fitness. Através dessa prática, é possível garantir a atratividade para o seu negócio e tomar decisões mais assertivas.
Se após pesquisar os preços dos seus concorrentes, você verificar que a média da mensalidade é R$190, o ideal seria oferecer mais serviços para justificar o preço praticado pela sua academia. Caso contrário, terá que baixá-lo para tornar mais competitivo, por exemplo.
Modelos de precificação
Existem alguns modelos para precificação que você pode utilizar na sua academia. Para conhecer qual é o mais indicado para o seu negócio, selecionamos aqueles mais relevantes para o mercado fitness:
- Custo + Preço: utilizado para definir os preços com base nos custos da academia para fornecer os serviços;
- Preços de penetração: ideal para quem está lançando um novo serviço no mercado, esse modelo usa a estratégia de reduzir os preços dos concorrentes para construir sua própria carteira de clientes;
- Preços econômicos: utilizado por empresas que trabalham com desconto de alto volume para reduzir os benefícios extras e o nível de serviço fornecido;
- Oferta especial (Premium): o método tem como base a precificação dos serviços com valor mais elevado que os demais do mercado, com a expectativa de que os clientes escolham a empresa por tudo aquilo que entregam, seja tangível ou não, como status, sendo o preço mais alto totalmente irrelevante para a decisão.
Como divulgar os serviços fitness?
O marketing para academia se tornou indispensável para o sucesso de qualquer negócio no ramo fitness. As estratégias utilizadas podem contribuir para atrair mais alunos, tornar a marca reconhecida no mercado, entre outros benefícios.
Diante disso, selecionamos algumas estratégias de marketing que você pode utilizar na sua academia:
- Eventos online: Participar e organizar eventos online é uma ótima ferramenta de marketing para academia. Por meio deles você pode atrair novos clientes e fazer com que os serviços do seu negócio sejam conhecidos pelos alunos atuais;
- Parcerias: Procure fazer parcerias “ganha-ganha” com estabelecimentos que ficam próximos ao seu negócio e que atenda um público semelhante ao seu. Nesses casos, é possível combinar ações de divulgação e até oferecer descontos especiais para as duas empresas terem benefícios;
- Blog: A internet é o principal meio utilizado para realizar pesquisas, esclarecer dúvidas e até procurar novos lugares. Através do blog, você pode atrair potenciais clientes de maneira orgânica, criando conteúdo útil e interessante sobre tendências fitness, bem-estar e saúde;
- Mídias sociais: Elas se tornaram grandes aliadas na hora de divulgar academias. Para potencializar os resultados, vale a pena investir nessas ferramentas, principalmente na divulgação de conteúdo visual no Facebook, Instagram, TikTok e YouTube.
Saiba onde encontrar os melhores equipamentos fitness
Agora que entendeu como melhor precificar e vender os serviços da sua academia, te convidamos a tirar os cálculos do papel e implementar nossas dicas. Reserve parte do seu investimento para aprimorar os seus serviços através de equipamentos fitness modernos, tecnológicos, confortáveis e de alta qualidade.
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