HIIT – Como oferecer essa modalidade de treino para seus alunos

como-oferecer-a-modalidade-hiit-para-seus-alunos
Share on google
Google+
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

HIIT conquistou a preferência de muitos alunos nos últimos anos e segue fortalecido como tendência. Sua proposta inovadora de treinos intensos e rápidos, com bons resultados de emagrecimento é, com certeza, um de seus principais destaques. 

Além disso, o HIIT é uma modalidade considerada de baixo custo e que atrai um novo público para a academia. Aproveite o momento para se manter atualizado e competitivo visto que muitos locais já viram o treino como diferencial para os negócios. Para isso, preparamos um guia completo sobre o que é, benefícios de lançar o treino HIIT, dicas de como incluí-lo na sua academia e muito mais. Vamos lá? 

O que é HIIT? 

O HIIT ou High Intensity Interval Training, em português significa Treino Intervalado de Alta Intensidade. Acelerar o metabolismo, melhorar o condicionamento físico e aumentar a queima de gordura são os principais objetivos dessa modalidade. 

Além disso, por se tratar de um exercício executado em alta intensidade, oferece mais resultados em menos tempo, perfeito para adequar a rotina atarefada em que cada minuto conta. No entanto, é recomendado que a execução seja sempre acompanhada sob a supervisão de um profissional para garantir sua segurança e eficácia. 

Dessa maneira, é possível diminuir os riscos de lesões e garantir que os movimentos sejam executados corretamente, potencializando os ganhos. Já para potencializar os resultados e ter mais benefícios, incentive seus alunos a adotarem uma alimentação equilibrada e mais saudável. 

Benefícios do treino HIIT  

O HIIT pode trazer diversos benefícios aos seus praticantes, desde que se respeite o tempo ideal de descanso e que pratiquem essa atividade pelo menos duas vezes por semana. Entre as principais vantagens dessa modalidade, destacam-se: 

  • Diminui a percentagem de gordura e mantém a massa muscular; 
  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares; 
  • Aprimora a sensibilidade à insulina; 
  • Auxilia no controle da pressão arterial; 
  • Melhora a condição cardiorrespiratória (anaeróbica e aeróbica); 
  • Seguro para pessoas com patologias cardíacas, sobrepeso e diabetes.  

Quem pode treinar HIIT? 

O HIIT é um exercício bastante democrático, pois qualquer pessoa que deseja aproveitar os benefícios do treino de alta intensidade pode praticá-lo. No entanto, é recomendado que se adapte os treinos considerando as limitações e condicionamento físico de cada indivíduo. 

Aliás, existem diversas pesquisas que comprovam os bons resultados que idosos, diabéticos e pessoas pós-infartadas obtiveram ao praticar o treino HIIT. Para os iniciantes, recomenda-se iniciar com um período menor de exercícios intensos e aumentar os descansos. 

Já aqueles que desejam aumentar a massa muscular, o treino ofertado deve ser de alta intensidade para ajudar a acelerar o metabolismo e melhorar a resistência, a fim de construir músculos fortes. 

Como funciona? 

Os treinos HIIT funcionam com intervalos de tempo, que variam de 30 a 60 segundos. Diante disso, é possível iniciar com três minutos de aquecimento e a intensidade pode ser alternada durante 5 a 15 minutos, diariamente. 

O objetivo do HIIT é promover um treino dinâmico que estimule o funcionamento metabólico dos praticantes em até 48 horas. Assim, mesmo depois do treino, o seu corpo continua queimando calorias. 

Os treinos dessa modalidade podem ser realizados em grupos, mas é ideal que seus alunos façam uma avaliação antes de iniciar, assim será possível classificar o nível de aptidão física de cada participante.  

Diferença entre HIT e HIIT 

HIT e HIIT são modalidades de treino de alta intensidade que se popularizaram nos últimos anos. Veja abaixo quais são as diferenças e suas principais características: 

HIT 

HIT ou High Intensity Training é um treino de intensidade altamente elevada, mais utilizado em treinamentos que utilizam a musculação. Nesse caso, o objetivo é que o exercício seja praticado até a pessoa alcançar a exaustão máxima. 

HIIT 

Diferente da modalidade anterior, o HIIT é um método que procura alternar intervalos de alta intensidade no treino com períodos de recuperação. Assim, os praticantes devem fazer um exercício específico por um tempo e depois descansar por um período equivalente ou de acordo com o protocolo utilizado. 

Dicas de como preparar o espaço e incluir a modalidade na academia 

Os treinos de HIIT são cada vez mais procurados por quem deseja obter resultados rápidos e têm pouco tempo para treinar. Por isso, diversas academias apostam nessa modalidade de treinamento físico. 

Pensando nisso, selecionamos as principais dicas para incluir o treino HIIT na sua academia. Confira: 

Conheça os protocolos HIIT 

Garantir que os profissionais de Educação Física conheçam os protocolos HIIT é essencial para incluir essa modalidade na academia. Dessa maneira, é possível oferecer os resultados que os alunos desejam. 

Avalie o espaço disponível na academia 

Outro critério que deve ser considerado se você planeja incluir essa modalidade na academia é analisar se existe espaço disponível para a prática. Caso não tenha um local espaçoso, por exemplo, precisará analisar onde poderá adaptar e reservar o horário para o treino HIIT. 

Entenda quais aparelhos podem ser usados no treino 

Embora os treinos HIIT possam ser realizados apenas com o peso do corpo, é possível incluir alguns aparelhos durante a atividade. Nesses casos, o ideal é que os alunos sejam acompanhados por um profissional de Educação Física para receber as melhores instruções. 

Esteira, bicicleta ergométrica e corda são alguns exemplos de aparelhos que podem ser incorporados facilmente aos treinos HIIT 

Mas se você busca se diferenciar e entregar a melhor tecnologia para seus clientes, recomendamos que você conheça o Max Trainner Octane GY019 da Octane. Trata-se de uma máquina específica para treinos HIIT, que proporciona um condicionamento metabólico ultra eficiente – juntamente com o diferencial “afterburn”, onde os praticantes continuam queimando calorias horas após exercitarem o HIIT.  

Exercícios HIIT e como executar 

Para obter os benefícios do HIIT, é importante indicar movimentos de alta intensidade, respeitando o tempo de descanso entre cada atividade. Confira alguns exercícios que podem ser realizados no treino: 

  • Agachamento: para ser realizado, é preciso que você posicione os pés voltados para frente e paralelos aos ombros. Depois é só realizar o movimento como se fosse sentar em uma cadeira ou banco; 
  • Burpee: comece o exercício em pé e em seguida desça o corpo para o chão, apoiando as mãos no chão e jogando os pés para trás. Fique na posição de prancha e levante-se do chão dando um pequeno salto e esticando os braços para cima; 
  • Polichinelo: permaneça em pé, com as pernas fechadas e as mãos encostadas na coxa. Em seguida, abra e feche as pernas ao mesmo tempo que os braços são suspensos acima da cabeça e voltam para a posição inicial; 
  • Corrida parada com elevação do joelho: permaneça parado e faça os movimentos de uma corrida, lembrando de elevar bem os joelhos. 

Agora que você já conhece os benefícios dessa modalidade e conferiu nossas dicas de como oferecer o HIIT para seus alunos, que tal renovar os equipamentos da sua academia? Conte com a melhor e mais moderna linha de acessórios e equipamentos da Wellness. Acesse o site e confira todas as opções disponíveis para musculação, crossfit, treinamento funcional, cardiovascular e muito mais.

Share on google
Google+
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp