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Exercícios em casa: como regrar sua rotina em 2020

O segredo para criar uma rotina de exercícios em casa eficaz é fazer as atividades físicas que você mais gosta. Segundo treinadores, essa é uma das melhores formas de alcançar os resultados esperados.

Mas, se esse é o segredo, porque é tão difícil começar e manter uma rotina de exercícios para fazer em casa? O problema é que as pessoas sentem dificuldades de saber qual atividade física elas mais se identificam — e só há uma maneira de descobrir: experimentando.

Foi para ajudar você a criar uma nova rotina no próximo ano que elaboramos este roteiro de exercícios para você testar. Pratique cada um deles e descubra qual você gosta mais. Confira.

Comece a pular corda

Pular corda é uma ótima opção de atividade aeróbica para incluir na sua rotina de exercícios para fazer em casa, especialmente se você quer emagrecer e definir a barriga. Isso, porque é considerado um exercício de alta intensidade e proporciona um elevado gasto calórico.

Para ter uma ideia do potencial dessa atividade, a quantidade de calorias que você gastaria em aproximadamente uma hora de caminhada pode ser consumida em apenas 15 minutos pulando corda.

Mas atenção, caso você nunca tenha praticado essa atividade física, o recomendado é começar com séries curtas. Uma dica bacana é fazer 10 minutos por dia e aumentar a intensidade na medida em que ganhar resistência.

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Invista em agachamentos

Além da vantagem de não exigir o uso de equipamentos, esse tipo de exercício físico proporciona excelentes resultados para os músculos das coxas e glúteos. O melhor de tudo é que ele pode ser praticado na sua casa e em qualquer momento do dia.

Contudo, para que o exercício seja eficaz, é necessário realizar o movimento de forma correta. Por isso, ao fazer o agachamento, mantenha as pernas separadas e paralelas com o quadril. Em seguida, flexione os joelhos e agache até eles formem um ângulo de 90º.

Lembre-se de manter a coluna reta durante o agachamento para evitar lesões. O recomendado é que você realize 3 séries de um minuto cada, com descanso de 20 segundo entre elas.

Faça abdominais

As abdominais não podem faltar na sua rotina de exercícios para fazer em casa. É comum encontrar pessoas que se recusam a fazer esse tipo de atividade física, mas ela é indispensável para quem sonha em ter um abdômen firme e definido.

É preciso ter em mente que, enquanto os exercícios aeróbicos contribuem para a perda de gordura nessa região, as abdominais serão as responsáveis por fazer com que os músculos fiquem fortes e definidos.

Além disso, a prática regular de abdominais pode trazer outros benefícios como a diminuição das dores lombares causadas pela fraqueza muscular. Para quem está iniciando, o ideal é fazer pelo menos 5 séries de 20 abdominais, com descanso de 30 segundos.

Mude a rotina de exercícios em casa

É inevitável que fazer sempre os mesmos exercícios deixa qualquer treino monótono. Por isso que várias pessoas ficam desmotivadas e abandonam a prática de atividades físicas.

Para evitar que isso aconteça com você, invista em estratégias que garantam a dinâmica dos exercícios para fazer em casa. A mais eficaz delas é mudar a sua rotina de treinos com certa frequência.

Teste outros exercícios, aumente a carga e a intensidade dos treinos assim que perceber que o seu corpo está se acostumando com aquele estímulo. Assim, você vai conseguir obter bons resultados, sem abandonar a prática de atividades físicas.

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